Polo III da Universidade de Coimbra

Polo III Coimbra O Polo III da Universidade de Coimbra concentra edifícios da área da saúde, com uma linguagem contemporânea. O Plano de Pormenor é de Rebello de Andrade.


Localizado na zona de Celas, junto à circular interna, o Polo III ou Polo das Ciências da Saúde é formado por edifícios para as Faculdades de Farmácia, Medicina e outras unidades de investigação na área da saúde, tais como o IBILI (Instituto Biomédico de Investigação de Luz e Imagem), o ICNAS (Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde) e o edifício do Biomed.

O Polo III dispõe ainda de uma Biblioteca, Restaurante Universitário e Residência de Estudantes. A sua proximidade física aos CHUC (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) e a outras unidades hospitalares permite concentrar num mesmo espaço três vertentes: ensino, investigação e prestação de cuidados de saúde.

Plano de Pormenor

O Plano de Pormenor do Polo III foi lançado pela Universidade de Coimbra nos finais dos anos 80 e entregue ao arquiteto Rebelo de Andrade. Sofre reajustes para melhorar a integração urbana e paisagística e em 2001 constroem-se os primeiros edifícios universitários.

O Polo III insere-se numa área topograficamente acidentada, cintada por vias rápidas que o limitam e dificultam os acessos e a integração com a àrea residencial. O Polo III é ainda assim hoje "uma ilha", isolado da vivência não académica e desarticulado da malha urbana.

Detém um traçado reticular, possuindo um núcleo pedonal central formado por uma praça e arruamento ao longo do qual se implantam as construções. Todos os edifícios foram alvo de concursos públicos, assumindo uma linguagem contemporânea.



Polo III da Universidade de Coimbra: roteiro de arquitetura

01
Polo III

ICNAS - Inst. de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde

Serôdio, Furtado & Associados | 2009

03
Polo III Coimbra

Faculdade de Farmácia

Matos Gameiro e Carlos Crespo arquitectos | 2008

05
Polo III Coimbra

Restaurante universitário

LGLS, Arquitectos (Lima Gaspar e Lobato Santos) | 2007

07
Polo III Coimbra

Instituto de Medicina Legal

Serôdio Arquitectos | 2016

02
Polo III Coimbra

Biblioteca das Ciências da Saúde

CLCS, Arquitectos (Cadaval de Sousa e Costa Lopes) | 2009

04
Polo III Coimbra

Residência universitária

Paula Santos | 2009

06
Polo III Coimbra

Unidade Central
Faculdade de Medicina

BB Arquitectos (José Barra e Tiago Barreiros) | 2009

08
Polo III Coimbra

Subunidade 3 - Fac. de Medicina

Serôdio Arquitectos | 2016



2021 NOVEMBRO, 15 (atualização)
2012 NOVEMBRO, 02

0 Comentarios